Image Map

quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Maquiagem - Tem prazo de validade? Hapvida responde!

Muito cuidado ao se maquiar, alerta dermatologista

Prazo de validade de produtos de beleza deve ser levado a sério; cosmético “vencido” pode sofrer oxidação, acarretando problemas dermatológicos como alergias, coceiras,
vermelhidão, inchaço, descamações, até bolhas e queimaduras

O uso de maquiagem é um dos costumes mais antigos das civilizações. Estudos apontam que seu surgimento se deu no Egito Antigo e se espalhou para outras sociedades. Mas nem só para embelezamento dos corpos serviu a maquiagem: ela também foi muito utilizada em táticas de guerra para disfarçar e confundir os inimigos.

Atualmente, a maquiagem ganhou adeptos e adoradores em todo o mundo, embelezando mulheres e também homens. Porém, quando não usado de forma correta, pode causar alguns problemas à saúde, pois seu uso se dá na pele, um dos órgãos mais complexos – sim, a pele é um órgão, por sinal o maior do corpo humano. Entretanto, apesar de acessível a todos, algumas pessoas desenvolvem alergia aos produtos de beleza. Por isso, é importante estar atento na hora de fazer aquele “make” arrasador.

O uso de cosméticos que já perderam a validade, por exemplo, pode trazer riscos à saúde, sim. Segundo a dermatologista Régia Ribeiro, do Hapvida Saúde, quando a validade de um produto — seja para cabelos, cremes para a pele ou maquiagens — vence, os ativos da fórmula e os conservantes adicionados acabam perdendo sua finalidade. “Quando o produto está fora do período de validade, ele deixa de fazer efeito e ainda aumenta a possibilidade de contaminação”, alerta. “Os cosméticos são um ótimo espaço para a proliferação de fungos e bactérias e os conservantes justamente são colocados na fórmula para evitar este problema. Por isso, é tão importante estar atento à validade”, explica a médica.

A validade tem que ser levada a sério, embora exista uma margem de segurança de duas semanas, em média, para o seu desuso. “Quando vencido, ele pode sofrer oxidação, podendo ocasionar problemas como alergias, coceiras, vermelhidão, inchaço, descamações e, em casos mais críticos, podem aparecer bolhas e queimaduras. Na saúde dos cabelos, o couro cabeludo pode sofrer irritações, piora da caspa, aumento da oleosidade, além do ressecamento dos fios. Quanto aos cosméticos para a região dos olhos, existe risco de conjuntivite e até infecção na córnea”, afirma a dermatologista. Segundo Régia, se não houver cuidado, as alergias podem evoluir para algo mais sério, infeccionando a lesão, com necessidade de tratamento com antibióticos. 

A especialista ressalta que mesmo cosméticos dentro da validade podem estragar. Isso ocorre porque, às vezes, a embalagem não é bem fechada, é guardada em lugar inadequado ou, ainda, porque houve a contaminação por bactérias que passam das mãos para o produto. Por isso, é recomendado estar atento e analisar frequentemente alguma modificação estranha no aspecto, consistência, cor e cheiro.

Com uma oferta cada vez maior desses produtos, aumenta também o número de substâncias diferentes em contato com a pele, ampliando a possibilidade do surgimento de alguma alergia. “Raramente alguém descobre uma alergia antes, pois o comum é que descubram no momento do contato. No entanto, é possível se prevenir. A orientação é que ao utilizar um produto novo, deve-se colocar uma pequena quantidade no antebraço e aguardar por algumas horas. Repita por mais dois dias e, se não aparecer nenhum sinal de irritação, é sinal de que se pode usá-lo normalmente”, recomenda a dermatologista.

O importante é estar atento aos sinais, pois os cuidados com a beleza devem estar atrelados aos cuidados com a saúde. Atualmente, o mercado de cosméticos já dispõe de uma gama de produtos de beleza para quem tem alergia: são produtos hipoalergênicos e antialérgicos, indicados no combate à irritação e a outros problemas cutâneos.

 Então gente , tem que ficar ligado nos prazos de validade , principalmente na hora da compra , nada de achar que aquele produtinho que ainda está em bom estado ,  dá para ficar usando ... é a sua saúde que está em jogo eim!

Valeu Hapvida saúde , pela super dica!


E para cuidar ainda mais da saúde dos brasileiros a Hapvida , além de investir nos melhores equipamentos também investe na relação humana o que é um diferencial , quando se trata de uma vida!

Sobre o Hapvida – Com 3,3 milhões de usuários, o Hapvida é a maior operadora do Norte e Nordeste em número de beneficiários. Os números mostram o sucesso de uma estratégia baseada na gestão direta da operação e constantes investimentos: são 17 mil colaboradores diretos envolvidos na operação de 21 hospitais, 71 clínicas médicas, 17 prontos atendimentos, 63 centros de diagnóstico por imagem e 57 laboratórios com diversos postos de coleta distribuídos nos 11 estados onde a operadora atua com rede própria.

Quer saber mais ? Acesse :



Espero que tenham gostado da dica , bacios nell cuore até +
115px
30px 8

8 comentários:

  1. Que matéria legal. Amei a tabelinha e já salvei na minha pasta pra sempre ficar de olho. Uma vez usei uma maquiagem vencida e me encheu de bolinhas e coçava bastante. Muito legal a sua preocupação em nos ajudar a se manter atenta.
    Abraços com carinho
    Abraços com carinho

    ResponderExcluir
  2. Ótima matéria! Joguei muita coisa fora por causa disso e coloquei validades dos produtos em evidência, porque são bem pequenas.
    Graças à Deus não deu nada, mas mesmo assim é melhor jogar algo com produto do que usar vencido, credo!
    Essa tabelinha vai ajudar muita gente! Tem muito batom que não vem com validade.

    www.universopraticofeminino.com

    ResponderExcluir
  3. Amei Lu muito informativo, confesso q já usei make vencida mais vou tomar bem mais cuidado agora... Bjs

    ResponderExcluir
  4. Lu..eu sou mega preocupada. nao uso nada vencido!!!!
    Minha irma ja teve reação alergica por isso.
    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Informação super importante Lu... tanto pro nosso uso pessoal, quanto principalmente pra nós que trabalhamos como maquiadoras... amei essa tabelinha.. bjuss

    www.itsbrunaqueiroz.com

    ResponderExcluir
  6. Informação muito importante mesmo flor, temos que ficar de olho :)

    Blog: Ui...que Chique!

    ResponderExcluir
  7. Dicas muito valiosas, as vezes temos uma irritação na pele e a primeira coisa a olhar seria a validade, bem lembrado isso, beijos!

    ResponderExcluir
  8. Essas dicas valem muito a pena, temos que ver além da validade, o cuidado é aonde guarda pqe isso interfere tbm, mas todo cuidado é pouco


    Otimo post!


    Bjokas

    bypaulanascimento.com

    ResponderExcluir